Entrevista #2 Tiago Pinho

, , No Comments

Tiago Pinho tem 16 anos, nasceu a 15 de outubro de 1999 e estuda Línguas e Humanidades na Escola Secundária de Arouca.
As nossas árvores genealógicas cruzam-se nos primórdios da nossa descendência, o que nos torna, para todos os efeitos, primos afastados.
Apaixonado pela arte de representar e de escrever poesia, é membro do Movimento Juvenil Salesiano de Arouca, é um grande amante de futebol e os seus clubes são o Futebol Clube de Arouca, onde é atleta e o Sport Lisboa e Benfica.
Autor do prefácio do meu primeiro livro e coautor da peça de teatro “Duas a Bordo”, projetos não lhe faltam a curto e longo prazo.
Nesta entrevista, o Tiago, sui generis.

1. Como é que tens tempo para tanta coisa?
   Fazem-me esta questão muitas vezes, mas eu respondo sempre da mesma forma, tento aproveitar o tempo da melhor forma. Gosto de participar no maior número de atividades possível porque isso só me enriquece a nível pessoal e educacional. É certo que é muito desgastante e complicado para mim, porque há dias que eu saio de casa por volta das 8 da manhã e só chego ao fim da noite, mas eu gosto de viver assim. E ainda bem que consigo preencher os meus dias da melhor forma, temos de aproveitar a vida ao máximo…

2. Qual é a importância que tem para ti fazer parte do Movimento Juvenil Salesiano de Arouca?
É um grupo que eu adoro do fundo do meu coração, quase já nem consigo viver sem eles…
Gosto muito do espírito e da alegria do grupo, tenho um grande gosto em participar nas atividades que realizamos, e adoro todas as pessoas de lá…
Além de tudo isto, adoro ser ADS (Alegre, Dinâmico e Serviçal) e sinto que a minha vida fica mais completa e alegre por pertencer a este maravilhoso e encantador grupo. Agora vou parar com os elogios porque tenho a certeza que se um deles estiver a ler isto já tem baba no teclado do computador…





















Conheço o Tiago como aluno do agrupamento e como animadora do Movimento Juvenil salesiano de Arouca. O Tiago é um jovem extraordinário, dos jovens mais disponíveis, simpático e amável que conheço. A veia artística dele é fora do vulgar. O Tiago é um exemplo do que deve ser um jovem. É para mim um orgulho ser amiga do Tiago.
Teresa Oliveira

3.Falta aos jovens esta entrega a movimentos como este?
   Claro que sim, este tipo de movimentos faz-nos crescer como pessoa, aprendemos valores muito importantes para a nossa vida. Tenho a certeza que se experimentarem vão adorar estes movimentos porque para além de nos divertirmos estamos a aprender. Se existissem mais jovens com a vontade de ajudar e praticar o bem, coisa que fazemos neste grupo, com certeza que vivíamos numa sociedade bem diferente da atual.

 4.Como defines Arouca?
Arouca é um lugar indiscritível, eu adoro viver aqui, isto pode parecer um pouco estranho, mas para mim Arouca é, sem sombra de dúvidas, o melhor sitio do mundo. É claro que me perguntam se não preferia viver num sítio mais urbanizado e com mais serviços disponíveis... mas a minha resposta é “claro que não!”.  Eu prefiro muito mais viver nesta pequena grande vila do que numa grande cidade.
Arouca é uma terra única, pela sua natureza, pela sua gastronomia, pela sua história, pelo seu futebol, pelo seu património, pela sua magia, nem adianta continuar a destacar as riquezas que temos porque todos nós sabemos o que esta terra vale…

5. O que é que lhe falta?
   Tenho a certeza que se fizesses esta pergunta à população arouquense mais de 90% ia responder a variante. E eu sou uma dessas pessoas. Mas apesar de todas essas “pequenas” coisas acho que Arouca tem tudo o que é preciso para ser um lugar único, aliás eu nem sei se era preciso tanto… A nossa terra está a evoluir muito rapidamente e tenho a certeza que daqui a alguns anos este concelho será um dos melhores do país.





O Tiago é um rapaz diferente do habitual na geração dele.
É muito dinâmico e empenham-se a sério em tudo o que faz.
Já o conheço há muitos anos, somos praticamente vizinhos e a mãe dele trabalha em minha casa também há imensos anos. Desde aí, o Tiago vinha muitas vezes com ela, o que ajudou bastante para nos tornarmos amigos.
Tiago tem dois lados por assim dizer. Um lado mais brincalhão, onde faz tudo para pôr os amigos a rir (e consegue) e um lado mais sério, no que toca a assuntos que ele adora, como por exemplo a política, a poesia, a cultura e tudo o que isso envolve.

João Ferreira

6. Representaste Arouca nas Distritais do Parlamento de Jovens 2016 e participaste no concurso de jovens Empreendedores. Qual é a importância destes eventos?
   Como já disse anteriormente, gosto muito de participar neste tipo de atividades porque são fundamentais para o meu desenvolvimento como pessoa, gosto de ser um cidadão ativo e acho fundamental ter uma participação dinâmica na nossa sociedade. Além disso, é um motivo de orgulho para mim representar o nosso concelho onde quer que seja.

7. Apresentaste recentemente o Sarau Express Art da Escola Secundária de Arouca. Qual é a importância que isso tem para ti?
   Foi mais uma boa experiência. Adoro comunicar em palco e aceitei logo este convite. É claro que prefiro representar do que apresentar, mas adorei a experiência.



8.És apaixonado pela representação. Em que é que ela te completa?
   Ela completa-me em tudo. A representação sempre fez parte da minha vida e sempre fará. Eu só me sinto verdadeiramente completo e feliz quando represento, é uma coisa que eu amo fazer, o teatro, especialmente, é um dos grandes amores da minha vida. O meu maior sonho é conseguir viver da representação, sei que será muito difícil, mas eu sou ambicioso e com trabalho e dedicação tudo é possível.

9.E na escrita, o que é que te leva a escrever poesia?
   Desde pequeno que a poesia sempre me cativou. Apesar de gostar imenso de todos os géneros literários, este sempre mereceu especial destaque. Em relação à escrita, faço-o desde pequeno, é algo que eu adoro. Mas na minha opinião eu nunca escrevi um poema, eu apenas escrevo umas rimas, a poesia é escrita por poetas, e eu ainda estou muito longe de ser um poeta.

Numa palavra ? Seria energúmeno mas acho que não se enquadrava! Agora a sério o Tiago sempre foi um amigo ajudou me sempre que precisava , é um garoto muito trabalhador mas acho que adjectivo que o caracteriza melhor é " humilde ".
Sempre fez tudo o que precisei , com um sorriso na cara o que é fantástico.
Roberto Ferreira


10. Escreveste que é gratificante para ti ser português, porquê?
   Eu amo o meu país, em todos os aspetos. Sou talvez das pessoas mais patriota que existe. Eu defendo muito o meu país, para mim ele é o melhor do mundo. Apesar de sermos um país pequeno, somos um país muito rico, não a nível económico como todos sabem, mas sim a nível cultural, patrimonial, entre outras coisas. Apesar de todas as dificuldades, eu não trocava o meu país por nenhum outro.

11. O que é que levas da experiência de jogar no Futebol Clube de Arouca?
   Já jogo futebol desde pequeno. O futebol é uma das minhas grandes paixões. Adoro, sobretudo, os meus colegas de equipa e jogar no “mítico” Afonso Pinto de Magalhães e representar as cores arouquenses é uma grande honra. É obvio que eu não nasci para ser jogador de futebol mas é um desporto que eu amo muito.

12. E de treinar miúdos no torneio de verão?
   É uma coisa que eu também adoro. Já que não sou o melhor jogador do mundo pelo menos tento ensinar o pouco que sei. Ainda por cima represento a freguesia que eu tanto gosto, o Burgo.

13. És dos jovens mais influentes da tua geração, porque é que achas que és visto assim?
   Não sei mesmo onde é que foste buscar esta ideia oh André. Não me considero, de todo, um jovem influente na minha geração. Se alguém pensa isso será talvez por eu ser um pouco diferente dos outros jovens. Além disso, pertenço a muitos e grupos e pratico muitas atividades. Podes vir com o argumento de que sou engraçado, mas eu não me considero uma pessoa muito cómica, a única pessoa que se ri sempre das minhas piadas será talvez a minha avó, e isto claro, se não se esquecer de meter a placa.

14. Tens projetos em andamento?
   Eu acho que se me fizeres essa pergunta todos os dias a resposta nunca será não. É claro que sim, tenho alguns (muitos) projetos em andamento. Atualmente estou envolvido num grande projeto relacionado com o teatro, outro com a escrita, e outros mais... (já nem sei bem quais são porque acabo sempre por me perder). Felizmente não me faltam ideias e criatividade. Já agora aproveito esta questão para agradecer aos meus pais por me terem feito com uma cabeça que apesar de ser composta em 99% de estupidez, ainda tem 1% que consegue pensar e ter umas ideias interessantes de vez em quando.

15. O que é que esperas do futuro? E onde é que te imaginas daqui a 10 anos?
   Esta é uma pergunta muito difícil para mim.                                        
  Sinceramente espero ter concretizado todos os meus objetivos. Tenho o grande sonho de viver da representação ou da comédia, apesar de ser um desafio praticamente impossível nos dias de hoje no nosso país. Apesar dessa dificuldade nunca vou desistir dos meus sonhos e vou continuar a trabalhar muito para tornar isso possível, mas eu acredito fielmente nas minhas capacidades.
   Daqui a 10 anos? Até me assusto só de imaginar a minha vida daqui a 10 anos…
  Vou ser honesto, eu não tenho a menor ideia de como vai ser a minha vida daqui a 10 anos, eu nem sequer sei o que é que vou fazer amanhã…
   Mas como sou um gajo otimista espero, se ainda não tiver batido a bota, estar feliz e satisfeito com os 26 anos de vida que tive.
   O melhor mesmo é convidares-me para fazer outra entrevista daqui a 10 anos, pode ser que eu já tenha feito alguma asneira em Angola e já seja pai, mas espero bem que não.


0 comentários:

Enviar um comentário